quarta-feira, 5 de setembro de 2007

Proposta do curso

Curso: Recurso da Internet na pratica Educativa: Hot Potatoes
Docente: Maria Eunice Franklin de Souza
Carga Horária: 40 horas / aula – 2007- 02

Ementa

Hot Potatoes 6.0 é um conjunto de seis ferramentas de autoria que irá permitir ao professor elaborar suas atividades interativas, gerando paginas Web, (respostas curtas, testes, caça-palavras, palavras cruzadas, associações, atividades de texto - preencher lacunas e embaralhar texto). Para posteriormente serem visualizadas diretamente no navegador de internet e aplicá-las em sala de aula.
Segundo Tori (2003), as tecnologias interativas, tais como multimídia, hipermídia e realidade virtual possuem grande potencial para aplicações na área educacional, que vão da apresentação de conteúdos multimídia interativos até a intermediação entre aluno e professor, ou entre aluno x aluno, via Chat ou outros meios interativos de comunicação eletrônica.

Objetivos

Capacitar professores para utilizarem o programa Hot Potatoes 6.0, para elaborarem e publicarem suas atividades utilizando as diversas ferramentas como apoio pedagógico, possibilitando gerir as informações disponíveis na Web, produzindo conhecimento e aprendizagem, ressaltando a interação do sujeito com outros sujeitos.

Aplicação educativa do programa

É possível visualizar, com o Hot Potatoes, uma série de atividades que podem ser utilizadas no enriquecimento do processo de ensino-aprendizagem, no auxílio a alunos e a professores frente aos desafios propostos pelo dia-a-dia da sala de aula. Além disso, é preciso acrescentar que o uso do programa aproxima alunos e professores do universo digital, o que pode resultar na elevação da qualidade do ensino.

Sítios

Sítios que trazem o Hot Potatoes como produto final. Acesse e veja alguns exemplos de atividades.

web.educom.pt/escolovar/hotpot_lp.htm www.ufpel.tche.br/faem/dfs/quiz/
www.eb23-guifoes.rcts.pt/NetMate/sitio/Hot-Potatoes.htm web.educom.pt/escolovar/hotpot_mat.htm

Ferramentas do Hot Potatoes - Jcloze

Barra de ícones do Hot Potatoes



Avaliação do Curso

O Hot Potatoes é uma ferramenta de autoria que permite ao professor elaborar suas atividades.Como você avalia este recurso em relação ao potencial para aplicação na área educacional?