Docente: Maria Eunice Franklin de Souza
Carga Horária: 40 horas / aula – 2008- 01
"A educação é um processo muito mais integral, que nos ocupa a vida toda, e não somente quando estamos na escola. E o professor tem esses dois papéis: ajudar na aprendizagem de conteúdos e ser um elo para uma compreensão maior da vida, de modo que encontremos formas de viver que nos realizem e desenvolvam nossas capacidades. Isso não depende da tecnologia, mas da atitude profunda do educador e do educando, de ambos quererem aprender".
Carga Horária: 40 horas / aula – 2008- 01
"A educação é um processo muito mais integral, que nos ocupa a vida toda, e não somente quando estamos na escola. E o professor tem esses dois papéis: ajudar na aprendizagem de conteúdos e ser um elo para uma compreensão maior da vida, de modo que encontremos formas de viver que nos realizem e desenvolvam nossas capacidades. Isso não depende da tecnologia, mas da atitude profunda do educador e do educando, de ambos quererem aprender".
José Manuel Moran
EMENTA:
O WebQuestions é um software freeware, que permite a criação de questionários onde pode-se variar os tipos de questões entre múltipla escolha, resposta única, verdadeiro ou falso e Preencher lacunas, com a opção de incluir imagens para cada questão.
OBJETIVOS:
Possibilitar aos educadores as tecnologias de construção para Internet de forma autêntica e atualizada, promovendo uma aprendizagem cooperativa e a interação com conteúdos educacionais.
REFERÊNCIAS:
6 comentários:
INTERNET APLICADA A EDUCAÇÃO
Introduzirmos as novas tecnologia na escola, se faz necessário para que essa aprendizagem seja significativa para o aluno. Sabe-se que na escola, no primeiro momento ocorre uma euforia pela aquisição dos equipamentos; em seguida os equipamentos são deixados de lado e encarados como algo extra, e fica-se aguardando um melhor momento para sua utilização. O que sempre nem acontece. O mais incrível é perceber que muitas das vezes a discussão gira em torno do por quê? usar o computador.
Na realidade, as transformações da sociedade contemporânea exigem que as práticas pedagógicas sejam enriquecidas pela ferramenta da internet. Mas para que isto aconteça se faz necessário, uma nova postura do professor, em querer aprender manusear este recurso de forma cooperativa e através de projetos pedagógicos, onde professor e aluno interagirem entre si em busca de novos descobertas.
O computador e outras tecnologias, como a Internet, nos trouxe novos padrões de complexidade, competitividade e mudanças constantes em todos os empreendimentos. A única maneira de não ficar soterrado por essa complexidade e pelas mudanças é através da aprendizagem constante e da resposta imediata.
Educação não apenas compreendida e centrada na escola, sala de aula, mas, educação concebida como um aprendizado constante que investe na aquisição de novos conhecimentos, de novas estratégias, de forma contínua durante a vida.
Essas novas tecnologias só terão sentido a partir de uma mudança da postura pedagógica do professor e com um repensar deste sobre sua própria prática, conceber que existem outras maneiras de explorar e representar o mundo.
Tecnologias na escola envolve não somente garantir a presença dos meios em sala de aula, mas, principalmente garantir sua integração nos processos curriculares.
Desta forma não podemos esquecer que os professores são sujeitos que possuem suas próprias maneiras de entender a prática e de implementá-la. São as suas concepções e competências profissionais que irão definir o uso que irão fazer de qualquer meio, tecnológico ou não, na escola.
O computador e outras tecnologias, como a Internet, nos trouxe novos padrões de complexidade, competitividade e mudanças constantes em todos os empreendimentos. A única maneira de não ficar soterrado por essa complexidade e pelas mudanças é através da aprendizagem constante e da resposta imediata.
Educação não apenas compreendida e centrada na escola, sala de aula, mas, educação concebida como um aprendizado constante que investe na aquisição de novos conhecimentos, de novas estratégias, de forma contínua durante a vida.
Essas novas tecnologias só terão sentido a partir de uma mudança da postura pedagógica do professor e com um repensar deste sobre sua própria prática, conceber que existem outras maneiras de explorar e representar o mundo.
Tecnologias na escola envolve não somente garantir a presença dos meios em sala de aula, mas, principalmente garantir sua integração nos processos curriculares.
Desta forma não podemos esquecer que os professores são sujeitos que possuem suas próprias maneiras de entender a prática e de implementá-la. São as suas concepções e competências profissionais que irão definir o uso que irão fazer de qualquer meio, tecnológico ou não, na escola.
O computador e outras tecnologias, como a Internet, nos trouxe novos padrões de complexidade, competitividade e mudanças constantes em todos os empreendimentos. A única maneira de não ficar soterrado por essa complexidade e pelas mudanças é através da aprendizagem constante e da resposta imediata.
Educação não apenas compreendida e centrada na escola, sala de aula, mas, educação concebida como um aprendizado constante que investe na aquisição de novos conhecimentos, de novas estratégias, de forma contínua durante a vida.
Essas novas tecnologias só terão sentido a partir de uma mudança da postura pedagógica do professor e com um repensar deste sobre sua própria prática, conceber que existem outras maneiras de explorar e representar o mundo.
Tecnologias na escola envolve não somente garantir a presença dos meios em sala de aula, mas, principalmente garantir sua integração nos processos curriculares.
Desta forma não podemos esquecer que os professores são sujeitos que possuem suas próprias maneiras de entender a prática e de implementá-la. São as suas concepções e competências profissionais que irão definir o uso que irão fazer de qualquer meio, tecnológico ou não, na escola.
A utilização de novas tecnologias na escola já é uma realidade indiscutível. Professores e alunos precisam se apropriar e fazer uso das TICs, se não ficarão à margem da realidade. Tanto o aluno quanto o professor precisam está capacitados para a modalidade virtual. No curso de capacitação que fizemos onde se tratava de Tecnologia na Educação: WebQuestions, podemos perceber que podemos elaborar e trabalhar com os aluno questionários bem elaborados e com o uso do computador, que com certeza chamará bem mais a atenção do aluno, ferramenta que com certeza despertará mais curiosidade e atenção dos alunos.
Oi,Eunice,pena não ter participado de mais um momento de aprendizagem em relação ao uso pedagógico do computador na Escola.Achei muito interessante a sua proposta.É disso que precisamos.Gilvania
Postar um comentário